A perfiloplastia é um termo genérico utilizado para descrever procedimentos que alteram o perfil, principalmente da face.
Entre os principais, destacam-se: a rinoplastia, mentoplastia e a inclusão dos ditos materiais aloplásticos, que são produtos específicos para aumento de volume, projeção ou mesmo largura da face. Entre os produtos cirúrgicos mais utilizados, está o polietileno poroso de alta densidade.
Este produto possui uma variedade grande de peças para aumento de mento, região malar (maçã do rosto), ângulos mandibulares, base nasal, entre outros.
É necessária uma avaliação global do paciente, levando-se em conta a anatomia de cada um, desde um estudo radiológico, como tomografia computadorizada, documentação ortodôntica, reconstrução 3D da face e outros, que possibilitaram indicar para cada caso qual a melhor alternativa para a melhora do perfil.
São procedimentos cirúrgicos, realizados em ambiente hospitalar, com rápida recuperação em geral, que são considerados inclusive com “Harmonização Definitiva”, uma vez que são fixados junto aos ossos da face, não correndo o risco de absorção com o tempo.
Conjuntamente podem ser realizados outros procedimentos cirúrgicos, como rinoplastia, lipoenxertia na face com técnicas como o Nanofat, microfat e inclusive procedimentos que estimulam o colágeno, tal qual o microagulhamento. O paciente estará anestesiado e com isto o cirurgião tem maior liberdade de acessar a face sem causar desconforto.